Outras Informações


roberto@bussolagovernanca.com.br

Roberto Sousa Gonzalez

Diretor da Bússola Governança - Consultoria & Treinamento.

Autor do livro "Governança Corporativa - O Poder de Transformação das Empresas".

Administrador de empresas com MBA em Mercado de Capitais na USP. Associado ao IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), onde é membro das Comissões: de Governança em Cooperativas e de Estudo de Sustentabilidade Empresarial.

É professor da Trevisan Escola de Negócios nas disciplinas “Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial” e “Estratégia Competitiva”. Também atua como professor na Fipecafi e Fecap, com a disciplina de "Governança Corporativa".

Ministra cursos in company sobre temas como “Abertura de Capital”, “Conselho de Administração” e “Governança Cooperativista”.

Membro desde 2006 do conselho do Fundo Ethical da Santander Asset Management, que utiliza critérios de Governança e Sustentabilidade para escolher as companhias para compor a carteira de investimento. Foi membro do Conselho Curador da Fides (Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social) e, desde seu início, até fevereiro de 2009, fez parte do Cise (Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BM&FBovespa.

Foi conselheiro de algumas instituições de capital fechado. Desenvolveu treinamento e consultoria para organizações na implantação de políticas: de governança, transações com partes relacionadas, alçada e delegação de autoridade e sustentabilidade; revisão estatutária com as boas práticas de governança; estruturação e atuação de Conselhos de Administração e seus comitês; elaboração de regimentos e definições de funções dos agentes de governança; acompanhamento das RCA – Reuniões do Conselho de Administração; critérios de avaliação de conselheiros; elaboração de perfil desejado de conselheiro externo independente entre outros.

Atuou no Mercado de Capitais onde a pressão por Governança é maior, inclusive no XVI Congresso da Abamec, atual Apimec (Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) ficou em 1° lugar no Concurso de Monografias, defendendo uma maior prestação de contas e transparência das Companhias.

Por este trabalho foi reconhecido pelos profissionais de investimento do estado de São Paulo com o Prêmio Destaque do Mercado de Capitais na categoria profissional de investimento, como continuou sua defesa em prol da governança e sustentabilidade, alguns anos depois conquistou pelo voto dos profissionais de investimento do Brasil o Prêmio Apimec – categoria Profissional de Investimento. Possui também trabalhos desenvolvidos para entidades de classe e cooperativas e com algumas organizações da sociedade civil de interesse público em caráter pro bono.

Participou da XVIII Conferência ACI (Aliança do Cooperativismo Internacional) das Américas, como ouvinte e palestrante, abordou o tema "A importância da governança sustentável para uma cooperativa".

Atuou no “Curso de Formação de Conselheiros” do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), nos cursos de pós-graduação da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), no “Curso de Abertura de Capital da FIA/USP”, no curso “Formação em Mercado de Capitais da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)”, através da Regional Sul da Apimec.


Todos os direitos reservado - Bússola Governança - Consultoria e Treinamento - 2015 ©
Desenvolvedor Web - Relbert Ribeiro